O FORSOFT RIO é uma ação social fruto da tríplice parceria entre a ASSESPRO-RJ, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e as Empresas-Madrinhas, que visa o aumento da empregabilidade por meio da capacitação em áreas relacionadas à Tecnologia da Informação.

O diferencial do projeto é a participação das Empresas-Madrinhas que, além de contribuírem durante o curso com auxílio transporte para os jovens participantes, se comprometem a contratar no mínimo 30% dos seus afilhados ao término da capacitação.

Iniciado em 2010, o FORSOFT RIO já capacitou mais de 400 jovens, dos quais cerca de 60% dos concluintes foram empregados pelas Empresas-Madrinhas.

A capacitação trabalha com a demanda destas empresas, disponibilizando mão de obra qualificada para o mercado de TI e promovendo a integração entre o futuro empregado e o empregador.

Para participar do FORSOFT RIO o jovem deve estar em situação de vulnerabilidade social, ter entre 18 e 24 anos e ter concluído ou estar no último ano do ensino médio.

Totalmente gratuitas, as aulas são presenciais, de segunda a sexta-feira, no período da tarde. O aluno selecionado passará por processo seletivo composto de prova de raciocínio lógico e entrevistas com a equipe da ASSESPRO-RJ e Empresas-Madrinhas.