O PROJETO

O FORSOFT-RIO é uma ação social que vem mudando a vida de centenas de jovens desde sua primeira edição, em 2010. Atualmente é um projeto fruto da tríplice parceria entre a Assespro-RJ, as Empresas-Madrinhas e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação que visa capacitar e empregar jovens no mercado de trabalho de TI.

A capacitação tem duração de seis meses e é totalmente gratuita aos alunos. Cada aula é uma vivência do mundo real, onde os alunos aprendem a dinâmica do mercado de trabalho em tecnologia da informação ao mesmo tempo em que assimilam o conteúdo técnico e indispensável aos desafios que encontrarão nas empresas. E este é o grande diferencial da nossa capacitação.

 

UMA AÇÃO SOCIAL

Com 21 anos, Lucas Santos tinha apenas o ensino médio e três anos de experiência profissional numa rede fast-food. Sempre teve interesse pela área de tecnologia da informação, mas encontrava barreiras de ingressar no setor sem um curso superior e viu no FORSOFT uma oportunidade.

Lucas foi aluno da quinta turma do projeto FORSOFT-RIO, que aconteceu em 2014, onde foi amadrinhado e, posteriormente ao curso, contratado pela empresa LAB245 onde trabalha até hoje com bastante dedicação; além disso, Lucas ingressou no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

E toda esta dedicação foi recompensada: há alguns meses Lucas e dois colegas da LAB245 foram incumbidos de fazer um estudo e um software de reconhecimento de voz. Todo este trabalho rendeu um artigo que será publicado no ABDA2017, em Las Vegas. E como se isso não fosse suficiente, Lucas foi escolhido para representar a empresa neste congresso.